Publicado por: marinafaber | 18/03/2012

Boiçucanga

No idioma indígena, “Boi açu canga” quer dizer “cobra de cabeça grande”, e faz referência a serra que separa o lugar do restante do município de São Sebastião.

Localizada entre Cambury e Maresias e conhecida pelo mais espetacular pôr-do-dol visto pela praia do Litoral Norte, Boiçucanga é um lugar paradisíaco, cercado pela Mata Atlântica, com mar calmo que assemelha-se a uma piscina e magníficas cachoeiras espalhadas pela região.

Uma praia diferente, com características próprias, sendo uma praia de tombo, Boiçucanga é excelente para a prática de pesca esportiva.

A praia de tombo e areia dourada normalmente é calma. O lugar surgiu apartado das praias mais ao norte por uma serra muitas vezes intransponível antes do asfalto. Por isso, tornou-se o maior centro comercial e de serviços da “Costa Sul de São Sebastião”, com muitas opções de culinária, lazer e compras.

Boiçucanga é ponto estratégico para quem quer desfrutar de possibilidades calmas ou radicais. Uma ótima sugestão é o passeio pelas trilhas de Mata Atlântica, indo ao encontro das cachoeiras do Ribeirão do Itu, com acesso pela Estrada do Cascalho.

Por ser considerada um porto abrigado natural no litoral norte de São Paulo, a praia de Boiçucanga oferece também ótimas condições náuticas, dispondo de ancoradouro, rampa para colocar e retirar da água embarcações de até 22 pés.

Dotada de uma costa com cachoeiras, vários parcéis, estruturas submersas formadas por rochas e corais que desenvolvem um ecossistema marinho, e ilhas próximas são um atrativo à parte.

Com vida noturna agitada, Boiçucanga tem ainda a famosa “Praça Pôr do Sol” com Centro de Informação, pista de skate, academia de ginástica e exposição de artes permanente. Claro, dali você assiste a um pôr-do-sol arrebatador.

No verão, Boiçucanga tem um dos mais belos pôr do sol do litoral, o sol se põe no mar tingindo o horizonte.

  • O que mais ver

Montão de Trigo — Quando o dia está limpo, a ilha Montão de Trigo chama a atenção na paisagem que se avista da praia de Boiçucanga, pelo característico formato de monte que lhe valeu o nome. O difícil acesso a essa ilha vulcânica cercada de rochas, sem nenhuma praia, contribuiu para preservar a beleza de sua mata atlântica banhada por águas límpidas e profundas.
Até hoje não conta com energia elétrica e é habitada por uma pequena comunidade que vive de pesca e artesanato, em relativo isolamento do continente – as condições do mar podem impedir os moradores de sair durante semanas. A limpidez das águas e as fracas correntes marinhas tornam o mar circundante ideal para diferentes modalidades de mergulho. Multiplicam-se a seu redor as tocas e grutas habitadas por belíssimas espécies marinhas.

Ilha dos Gatos — Antigas histórias envolvem em mistério a ilha dos Gatos, a mais próxima da praia de Boiçucanga. Em seu topo, a exuberante vegetação dominou os escombros da mansão construída em meados do século passado, como refúgio da família Rockfeller. A praia de tombo que dá acesso à ilha foi criada artificialmente, pela explosão das pedras costeiras para uso na construção da mansão. O chão da pequena praia é recoberto por um espesso tapete de conchas quebradas. Embora nem sempre tranqüilas, as águas muito límpidas permitem uma boa visão do fundo, atração especial para os amantes da natureza e, particularmente, para os praticantes de snorkeling.

As Ilhas — No horizonte da paisagem de Boiçucanga sobressai o perfil dos dois montes que se erguem como se fossem duas ilhas – de onde o nome de uma das mais aprazíveis ilhas de nosso litoral. Suas duas praias de águas tranqüilas e transparentes são ideais para se desfrutar um dia de lazer com as crianças e a família. E os que experimentam um mergulho nunca deixam de se encantar com a beleza e a riqueza da flora e da fauna marinhas.

Ilha das Couves — Não possui praia, apenas um pequeno porto de pedras, próximo ao local onde reside o caseiro. É ideal para quem gosta de praticar snorkeling. Os pescadores são atraídos pelas variadas espécies de peixes que vivem nessa área, como garoupa, badejo e sargo.

  • Anote na Agenda!

Distância:
– Centro a 47 km,
– São Paulo a 170 km.
Estrutura: Excelente infra-estrutura com sub-prefeitura, agências bancárias, lojas, mercados, shoppings, bons restaurantes, pousadas, bares, campings,  pronto-socorro.
Indicação: Trilhas, tiroleza, cachoeiras, mergulho, surf e pesca.

ONDE COMER

Piracaê – Rua Hilarião de Mattos, 213
Fone: (12) 3865.2118
A 20 metros da praia, serve frutos do mar, a La carte e trivial.  Casquinha de siri e porção de marisco com vinagrete antecedem a refeição. Ladeado por arroz e batata frita, o filé de badejo ao molho de camarão está entre os pratos mais pedidos. Para finalizar, as chefs sugerem a fatia de abacaxi coberta de raspas de limão.

Aldeia dos Abarés – Av Walkir Vergani, 214
Fone: (12) 9759.7407
No almoço, todos os dias, buffet por quilo no fogão a lenha e mais 18 sugestões de pratos para 2 pessoas.

ONDE FICAR

Pousada Morada das Ilhas – Rua Mossoró, 62
Fone: (12) 3865-3952
Pé na areia. Suítes agradáveis com ar condicionado, frigobar, telefone, TV, CD e DVD independentes, varanda com rede, acesso a internet via wireless e um delicioso café da manhã agregam conforto e sofisticação.

Vila da Mata – Rua Itaberaba, 605
Fone: (12) 3865-1455
Localizada a 300m da praia, é uma pousada de charme e estilo, contemplada pela beleza da Mata Atlântica e exuberantes jardins, proporciona aos seus hóspedes privacidade, tranquilidade e conforto.

Pousada Marambaia –  Rua Itaberaba, 534
Fone: (12) 3865-2372
Concebida no Conceito ”Pousada de Charme”, a Pousada Marambaia preza por detalhes em sua decoração, para que sua hospedagem seja repleta de surpresas e boas recordações. Localizada a apenas duas quadras e meia da praia de Boiçucanga, oferece a seus hóspedes o conforto de estar próximo à praia e ao centro gastronômico, sem deixar de lado a tranquilidade oferecida pela exuberante Mata Atlântica que a envolve por todos os lados.

Clique aqui para mais opções de hospedagem.

 

 

Fonte: Internet


Deixe um comentário

Categorias